EXPOSIÇÃO ORLANDO MATTOS

Orlando Mattos, um artista apaixonado pela pintura, pelas belas e singelas imagens do nosso cotidiano.
Orlando Mattos molha nossos olhos de emoção ao apreciarmos suas obras.
Vários objetos estarão compondo o cenário do nosso primeiro programa “VIDAS - As Faces e Forças de Um Povo” e dentre eles algo que nos deixa muito orgulhosos. São os quadros do pintor Orlando Mattos, nascido em Castro/PR no ano de 1917 e falecido na cidade de Diadema/SP no ano de 1992, um artista apaixonado pela pintura, pelas belas e singelas imagens do nosso cotidiano. Rostos e situações diferentes, mas que se completam, se harmonizam dentro da atmosfera da realidade humana.


À esquerda: "Terra Seca" ~ 1964 ~ Óleo: 80x125cm.
À direita: "Exodo do Sertão" ~ 1965 ~ Óleo: 80x70cm.
Orlando retratava vidas, captava os seus mais simples e significativos aspectos. Apesar do seu incontestável talento, facilmente comprovado nas suas pinturas e desenhos - sempre sob seu olhar extremamente crítico e sensível – buscou o anonimato, mesmo tendo trabalhado em importantes jornais, revistas e editoras, onde realizava caricaturas e outras ilustrações. Escondia-se revelando outras faces, formas e sentimentos. Mas o talento é como água entre os dedos, sempre encontra uma forma de escorregar e molhar o chão. Orlando Mattos molha nossos olhos de emoção ao apreciarmos suas obras.


À esquerda: "Lampião e Maria Bonita" ~ 1963 ~ Óleo: 60x90cm.
À direita: "Vida no Bordel" ~ 1965 ~ Óleo: 46x60cm.
Expor estas telas sobre forma de cenário é nos transportar para dentro de nós mesmos; Os caminhos que optamos seguir; As frustrações no meio deles; E a esperança de que sonhar sempre é um recomeço.

"Lenhador" ~ 1978 ~ Óleo: 60x73cm.


À esquerda: "Favela" ~ 1977 ~ Óleo: 50x60cm.
À direita: "Mulher do Fundo" ~ 1977 ~ Óleo: 58x48cm.
“Hoje, a obra de Orlando Mattos serve de referência às gerações que constroem e as que edificarão o futuro do Brasil. É um exemplo contra o comodismo dos que não arriscam a lutar por causas sociais e por dias mais justos”
- Gilson Menezes, Ex-Prefeito de Diadema
Orlando Mattos Por sua esposa:

Edith Mattos fala sobre seu marido Orlando Mattos.
“Como artista foi grande, só que não obteve o reconhecimento que merecia. Como homem era honestíssimo. Como marido não deixou nada a desejar. Sempre foi muito íntegro. Como artista era muito humilde. Ele pecou pela humildade e perdia grandes oportunidades, pois ele sempre estava cercado de pessoas importantes. Não se importava muito com seu estilo, não se importando com as críticas, fazia o que tinha vontade.”
Uma voz sob os holofotes!
Malícia e leveza, vidas escancaradas pelas tragédias sociais reproduzidas nas pinturas de Orlando Mattos. O pintor que nasceu no Paraná seguiu pelos trilhos da arte e do sentimento, uma sinceridade explícita nos traços de seu desenho.
"O Salão Carmim" ~ 1978 ~ Óleo: 61x43cm.
O nosso programa dará um brilho especial e merecido aos seus quadros, que estarão fixados nas paredes do nosso teatro, sobrepostos num vermelho intenso, cor escolhida para predominar na cenografia que está sendo construída para o evento. Totalmente iluminados, aparecerão sob a narração comovente da viúva do artista, a companheira de uma vida, Edith Mattos.
12 Comentários:
Conheci algumas das obras deste artista e tive o privilério de fazer seu site...
Foi uma experiência fantastica... Suas obras, seu talento...
Conheci também a Sr. Edite Mattos (esposa de Orlando), de uma simplicidade e simpatia sem igual.
Temos que divulgar mais seu precioso trabalho!
Caro Rodolfo,
Concordo plenamente com você.
É triste que um artist tão grande como Orlando Mattos não chegar de ser reconhecido pela fantástica herança ele deixou o mundo da arte.
Obrigado pela visita!
SAUDACOES:
REALMENTE ORLANDO SABIA RETRATAR A HUMANIDADE SEM IGUAL EMOCAO,CADA UM DE SEUS QUADROS NOS TOCA A SENSIBILIDADE ATE A ALMA.TENHO DUAS OBRAS EM MINHA COLECAO E EM VERDADE APRECIO TODOS ESTES MOMENTOS NESTA VASTA COLABORACAO A ARTE DEIXADA PELO NOSSO GRANDE ORLANDO MATTOS.
FABIO A.VIEIRA
Tenho a honra de possuir 2 quadros desse notável artista que, como ninguém, soube retratar.
ORLANDO MATTOS - Pinturas: "MÃE" e "MACUMBA" (PERTENCENTES AO ACERVO DE AMIGO DO AUTOR DO BLOG)
http://picasaweb.google.com/lh/photo/ncXKogA8G1LG0eJsy2o4Kg?authkey=O261FLK0qYo&feat=embedwebsite
Caros e caras, acessem a versão digital do livro do Orlando Mattos em nosso portal e curtam o hot site que fizemos para esse grande artista, cartunista e ser humano: www.cidadespaulistas.com.br - espero que gostem.
Abraços,
Sergio
Visitei essa exposição hoje, e realmente as obras do Orlando são DEMAIS...adorei, quiz até trazer um pra casa...
Tem um quadro da Thaiz Elbanes, também muuiiiitooooo precioso...
VAle a pena conferir
abraços a todos
Eu sou do Uruguay y en el año 1979 viaje pelo Brasil de mochilero. Em la praia de Guaruya conheci a Edit e Orlando quienes me convidaron a sua casa em Diadema na rua Omega nº 7.
Ali perdí uma gran oprtunidade de que Orlando me enseñara a pintar. Eu tinha 20 anos.
Herdei uma coleção de quadros deste artista, alguém conhece uma curadoria onde posso vende-los.
Me envie um email, Fielfiap@gmail.com
Herdei uma coleção de quadros deste artista, alguém conhece uma curadoria onde posso vende-los.
Me envie um email, Fielfiap@gmail.com
Herdei uma coleção de quadros deste artista, alguém conhece uma curadoria onde posso vende-los.
Me envie um email, Fielfiap@gmail.com
Tenho uma aquarela do Orlando Matos que ele deu de presente para o meu pai, Armando Gimenez, jornalista. Essa aquarela está comigo desde que eu era criança, 1956. Gostaria de entrar em contato com o filho do Orlando ou alguém da família. Segue meu email: rivadavia.fagimenez@gmail.com
Realmente meu avô sem dúvida era artista cidadão e brasileiro lutou na guerra de 1932 por São Paulo ajudou a emancipação do município de Diadema e artista renomado pelo mundo todo.
Pai e avó tivemos pouco contato faleceu em 1992 Eldorado / Diadema .
Poucas lembranças que tenho de ser um avô muito brincalhão.
Tenho um dos quadros deles em minha casa e um livro com a dedicatória do meu pai Luiz Carlos Mattos filho Orlando Matos
Postar um comentário
<< Home