quarta-feira, dezembro 15, 2004

A SENSIBILIDADE DE UM OLHAR

Itapicuru e as Palhas Sequinhas” - Óleo sobre tela: 92 x 75 cm.
“Itapicuru e as Palhas Sequinhas” - Óleo sobre tela: 92 x 75 cm.

“Renato Koledic, através destas obras, revela aos olhos desatenciosos o que não conseguem enxergar.”


Um olho clínico com uma visão apurada, sensibilidade e muito humor fazem de um caricaturista uma pessoa especial, capaz de identificar com um simples olhar, detalhes pequenos que nós, de tanto ver, acabamos não percebendo. Ele consegue, através de sua refinada visão dar uma cara nova a cada face caricaturada realçando o que há de mais notável ou tornando-o mais visível, e é por toda esta sensibilidade e talento que Renato Koledic – caricaturista das ruas de Paraty e de várias partes do mundo -, é com certeza peça de participação fundamental dentro da programação de VIDAS - Faces e Forças de um Povo.

Todos os espectadores terão a oportunidade de apreciar seu talento e criatividade através de obras sátiras produzidas pelo artista e muitas outras surpresas durante o decorrer do programa no ECBF dia 16 de Março às 16:00h.

Nascido em 1963 na cidade de Zagreb, Croácia, Renato Koledic viveu parte da infância com sua família no Japão. Esta experiência foi de grande proveito para seu desenvolvimento artístico, pois, a cultura oriental lhe desperta sensações inigualáveis e indescritíveis às palavras, e só mesmo utilizando sua criatividade ao expressar-se para compartilhar esses sentimentos com as demais pessoas.

Em sua cidade Natal, para onde voltou com a família no ano de 1977, aprimorou seus conhecimentos estudando pintura e desenho na escola de Belas Artes e no Centro Universitário Cultural. Todo o seu acúmulo foi posto em prática no decorrer de algumas viagens pelo mundo.

Na Itália, apresenta alguns de seus quadros e também passa a fazer retratos pelas ruas de Amsterdã até que, no ano de 1991 viaja para a América Latina, onde seu objetivo era o de concluir sua terceira volta ao mundo, mas, dedicando-se ao aprofundamento de seus conhecimentos sobre a Argentina depara-se com um pedacinho exuberante do nosso Brasil, as Cataratas do Iguaçu, que serviram de profunda inspiração para a produção de uma série de obras em aquarela e pastel.

Gregory J. Smith, fundador do CARF e ECBF
Caricatura: Gregory J. Smith, fundador do CARF e ECBF.

Tapororoca cheio de palha - Óleo sobre tela: 95 x 90 cm.
“Tapororoca cheio de palha” - Óleo sobre tela 95 x 90 cm. - Coleção Particular.





Saco do Purica Cheio de Kuyuna - Óleo sobre tela: 75 x 100 cm.
“Saco do Purica Cheio de Kuyuna” - Óleo sobre tela: 75 x 100 cm. - Coleção particular.





Aricuri no Murian - Óleo sobre tela: 120 x 90 cm.
“Aricuri no Murian” - Óleo sobre tela: 120 x 90 cm.


Renato, fazendo caricaturas de nossas crianças em Paraty
Renato Koledic, fazendo caricaturas de nossas crianças em Paraty.

Após conhecer este pedacinho do nosso país, muda-se para Paraty, no litoral brasileiro, onde trabalha nas ruas do Centro Histórico, fazendo caricaturas de pessoas comuns, pessoas que como ele apreciam a beleza de sua natureza exuberante, que também serviu de motivação para o experimento de outros tipos de segmentos das artes plásticas, feitos com elementos da natureza como folhas, galhos, troncos, bambus, pedras, etc.

Tudo o que é aparentemente morto retorna à vida de forma mais que espiritualTudo o que é aparentemente morto retorna à vida de forma mais que espiritual
Tudo o que é aparentemente morto retorna à vida de forma mais que espiritual, Renato através destas obras revela aos olhos desatenciosos o que não conseguem enxergar.

Roger, jovem estagiário de Capoeira Beija-Flor
Caricatura: Roger, jovem estagiário de Capoeira Beija-Flor.


Depois de conhecer as Cataratas do Iguaçu e Paraty, Renato viaja pelo Brasil. No momento em que se dedicava a conhecer um pouco mais sobre o Sul da Bahia se detém com a tribo dos Pataxós, o que o deixa fascinado pela tamanha beleza que existe em suas terras e em seu povo simples, mas que é dono de uma sabedoria e outras dimensões de valores que merecem de nós muita admiração e respeito.

Desta experiência de puro fascínio nasceu a Exposição Virtual Comemorativa do Brasil 500 anos, o “Pataxó Murian 500”, que é a reunião de várias obras que foram fruto deste período que Renato conviveu muito harmonicamente com a Tribo dos Pataxós e foi testemunha da beleza, da simplicidade, da alegria, do amor, da harmonia e da tranqüilidade deste povo que está infelizmente aos poucos desaparecendo.

Ângela - Óleo sobre tela: 115 x 130 cm.
“Ângela” - Óleo sobre tela: 115 x 130 cm.

Raquel Candido, filha de Artista Plástica Ordalina Candido Felipe, do ECBF
Caricatura: Raquel Candido, filha de Artista Plástica Ordalina Candido Felipe, do ECBF – Espaço Cultural Beija-Flor.



Perta Cu - Óleo sobre tela: 75 x 80 cm. - Coleção particular.
“Perta Cu” - Óleo sobre tela: 75 x 80 cm. - Coleção particular.


Escrevi na areia o nome da Aldeia” - Óleo sobre tela: 90 x 120 cm. - Coleção particular.
“Escrevi na areia o nome da Aldeia” (Dia do Índio na Barra Velha) - Óleo sobre tela: 90 x 120 cm. - Coleção particular.

Lagoa - Óleo sobre tela: 95 x 158 cm.
“Lagoa” - Óleo sobre tela: 158 x 95 cm.


Tururin Tá Só Descansando - Óleo sobre tela: 95 x 120 cm. - Coleção particular.
“Tururin Tá Só Descansando” Óleo sobre tela: 95 x 120 cm. Coleção particular.
“Senti-me encantado, iluminado, honrado por poder dividir com os Pataxó dias e noites, semanas e risadas, águas doces e salgadas, luas e estrelas, areias brancas, amarelas, paisagens, toda a beleza e magia do lugar”
- Renato Koledic


GRITOS URBANOS WebSite

2 Comentários:

Anonymous Anônimo said...

vlw ajudo no meu trabalho de artes =)

:D

7:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

toquei com claudio a muito tempo mais as pessoas tem costume de chamar ele de cadinho do cavaco faz muito tempo que não a vejo tem noticia desse grande musico não parece porque ele não demostra pela sua humildade mais conhece e sabe encinar gostaria de saber dele

9:49 PM  

Postar um comentário

<< Home


"THE RICH MUST LIVE MORE SIMPLY SO THAT THE POOR MAY SIMPLY LIVE." - Mahatma Gandhi