sábado, dezembro 25, 2004

“O AMANHÔ NASCEU

O Amanhã nascendo

O que não aparece ou a nossa hipocrisia não deixa ver...


19 de Dezembro de 2004 – Peça de abertura do Programa Gritos Urbanos, “O Amanhã”, teve sua estréia. No próprio teatro onde acontecerá o evento do dia 16 de março de 2005, crianças que participam de diversas atividades culturais dentro do Espaço Cultural Beija-Flor e, fazem parte do projeto de integração teatral das oficinas, sob a coordenação de Geovan Sabino, surpreende e ultrapassa limites físicos e emocionais.

O espetáculo mescla técnicas de Circo e o teatro   O espetáculo mescla técnicas de Circo e o teatro   O espetáculo mescla técnicas de Circo e o teatro
O espetáculo que mescla técnicas de Circo - um trabalho desenvolvido pelo arte-educador e artista circense Márcio José da Costa – e o teatro, implementado por Geovan.

Sua essência, um verdadeiro “avessar” de tudo que está sagradamente ocultado dentro de nós - no corpo, na mente e no espírito.
Tudo parte do nascimento, o rompimento com a segurança do ventre materno, o deslizar para a suposta liberdade e ascensão da nossa existência no mundo. A peça trás a partir de movimentos simultâneos de várias crianças nascendo, uma incrível constatação da criação humana que se apresenta ao mundo pela metamorfose física, afetiva e emocional que é o nascimento.

Crianças surpreende e ultrapassa limites físicos e emocionais
Crianças que participam de diversas atividades culturais dentro do ECBF, surpreende e ultrapassa limites físicos e emocionais.

O choro, o primeiro grito que expõe nossa vontade e apelo pelas compreensões dos que se põem a nossa volta. O nosso arrastar pela peregrinação na terra e, em seguida um momento onde é colocada a mostra nossa fragilidade. Quando criança, seja pelo descuido de alguns pais ou por serem seduzidas pelos encantamentos produzidos pelo mundo moderno, como as drogas, ou a simples vontade de não ser diferente da criança que tem em sua casa o que comer, vestir e não obrigada a abandonar sua infância pela obrigação de vender doces nas avenidas geladas e cruéis do mundo.

O Amanhã nascendo   O Amanhã nascendo
O nosso arrastar pela peregrinação na terra e, em seguida um momento onde é colocada a mostra nossa fragilidade.

Na verdade o que foi apresentado no dia 19 de dezembro - data escolhida para a festa de encerramento das atividades deste segundo semestre e também confraternização de natal dos monitores, alunos, pais, convidados, comunidade e coordenação do ECBF -, é apenas um trecho da peça que logo poderemos apreciar na íntegra.

O Amanhã nascendo
A peça trás a partir de movimentos simultâneos de várias crianças nascendo, uma incrível constatação da criação humana que se apresenta ao mundo pela metamorfose física, afetiva e emocional que é o nascimento.

O que os olhos puderam captar e o que nossa sensibilidade pode entender vem de um processo já experimentado pelo ECBF. Há algum tempo um outro trecho do mesmo espetáculo, construído com os alunos de distintas oficinas, integradas para desenvolverem um tema e reproduzirem dramaticamente as idéias e conflitos de sua história, pode ser vista pelo público do Show da Banda AfroReggae no SESC Santo André.

Banda AfroReggae no SESC Santo André   Banda AfroReggae no SESC Santo André
Nossos aliados do Rio de Janeiro, a Banda AfroReggae, importante grupo do cenário artístico e social nacional.

Há um ano, a nossa Banda Beija-Flor apresentou-se como convidada especial deste importante grupo do nosso cenário artístico e social nacional. A peça encantou a todos, sob o som da canção “Criança é Esperança” - Banda Beija-Flor e os rappers do nosso Hip-Hop “Forevolution” - e com teatro, dança, música e muita energia fizeram ferver aquele palco e, todo o público vibrou e se emocionou, o que não foi diferente no dia 19 e se fará melhor no Programa VIDAS - As Faces e Forças de um Povo, no dia 16 de março de 2005.

Aguardem!


Integração Social – AfroReggae – Beija-Flor
Integração Social entre GCAR – Grupo Cultural Afro-Reggae e ECBF – Espaço Cultural Beija-Flor no SESC Santo André.

GRITOS URBANOS WebSite

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home


"THE RICH MUST LIVE MORE SIMPLY SO THAT THE POOR MAY SIMPLY LIVE." - Mahatma Gandhi