terça-feira, novembro 30, 2004

EXPOSIÇÃO ORLANDO MATTOS

Orlando Mattos
Orlando Mattos, um artista apaixonado pela pintura, pelas belas e singelas imagens do nosso cotidiano.

Orlando Mattos molha nossos olhos de emoção ao apreciarmos suas obras.


Vários objetos estarão compondo o cenário do nosso primeiro programa “VIDAS - As Faces e Forças de Um Povo” e dentre eles algo que nos deixa muito orgulhosos. São os quadros do pintor Orlando Mattos, nascido em Castro/PR no ano de 1917 e falecido na cidade de Diadema/SP no ano de 1992, um artista apaixonado pela pintura, pelas belas e singelas imagens do nosso cotidiano. Rostos e situações diferentes, mas que se completam, se harmonizam dentro da atmosfera da realidade humana.

Orlando Mattos - Terra Seca   Orlando Mattos - Exodo do Sertão
À esquerda: "Terra Seca" ~ 1964 ~ Óleo: 80x125cm.
À direita: "Exodo do Sertão" ~ 1965 ~ Óleo: 80x70cm.

Orlando retratava vidas, captava os seus mais simples e significativos aspectos. Apesar do seu incontestável talento, facilmente comprovado nas suas pinturas e desenhos - sempre sob seu olhar extremamente crítico e sensível – buscou o anonimato, mesmo tendo trabalhado em importantes jornais, revistas e editoras, onde realizava caricaturas e outras ilustrações. Escondia-se revelando outras faces, formas e sentimentos. Mas o talento é como água entre os dedos, sempre encontra uma forma de escorregar e molhar o chão. Orlando Mattos molha nossos olhos de emoção ao apreciarmos suas obras.

Orlando Mattos - Lampião e Maria Bonita   Orlando Mattos - Vida no Bordel
À esquerda: "Lampião e Maria Bonita" ~ 1963 ~ Óleo: 60x90cm.
À direita: "Vida no Bordel" ~ 1965 ~ Óleo: 46x60cm.

Expor estas telas sobre forma de cenário é nos transportar para dentro de nós mesmos; Os caminhos que optamos seguir; As frustrações no meio deles; E a esperança de que sonhar sempre é um recomeço.

Orlando Mattos - Lenhador
"Lenhador" ~ 1978 ~ Óleo: 60x73cm.

Orlando Mattos - Favela         Orlando Mattos - Mulher do Fundo
À esquerda: "Favela" ~ 1977 ~ Óleo: 50x60cm.
À direita: "Mulher do Fundo" ~ 1977 ~ Óleo: 58x48cm.
“Hoje, a obra de Orlando Mattos serve de referência às gerações que constroem e as que edificarão o futuro do Brasil. É um exemplo contra o comodismo dos que não arriscam a lutar por causas sociais e por dias mais justos”
- Gilson Menezes, Ex-Prefeito de Diadema

Orlando Mattos Por sua esposa:

Edith Mattos falar sobre seu marido Orlando Mattos
Edith Mattos fala sobre seu marido Orlando Mattos.
“Como artista foi grande, só que não obteve o reconhecimento que merecia. Como homem era honestíssimo. Como marido não deixou nada a desejar. Sempre foi muito íntegro. Como artista era muito humilde. Ele pecou pela humildade e perdia grandes oportunidades, pois ele sempre estava cercado de pessoas importantes. Não se importava muito com seu estilo, não se importando com as críticas, fazia o que tinha vontade.”

Uma voz sob os holofotes!

Malícia e leveza, vidas escancaradas pelas tragédias sociais reproduzidas nas pinturas de Orlando Mattos. O pintor que nasceu no Paraná seguiu pelos trilhos da arte e do sentimento, uma sinceridade explícita nos traços de seu desenho.

O Salão Carmim
"O Salão Carmim" ~ 1978 ~ Óleo: 61x43cm.

O nosso programa dará um brilho especial e merecido aos seus quadros, que estarão fixados nas paredes do nosso teatro, sobrepostos num vermelho intenso, cor escolhida para predominar na cenografia que está sendo construída para o evento. Totalmente iluminados, aparecerão sob a narração comovente da viúva do artista, a companheira de uma vida, Edith Mattos.

Estejam certos, o programa Gritos Urbanos lhes reserva grandes emoções para o dia 16 de Março de 2005 às 16:00h.



GRITOS URBANOS WebSite


"THE RICH MUST LIVE MORE SIMPLY SO THAT THE POOR MAY SIMPLY LIVE." - Mahatma Gandhi